Atitudes e ações proativas de liderança

1- Participar efetivamente da montagem do time


A composição da equipe é um momento crucial e por isso é imprescindível que o líder participe dessa elaboração. È necessário que o candidato ao ingresso na empresa seja estudado e analisado do ponto de vista não só técnico, mas também comportamental. Essa tarefa deve ser realizada pelo RH em conjunto com as lideranças de cada setor.

2- Conhecer o perfil de cada integrante da equipe
Para a melhor resolução de conflitos, o líder deve ter conhecimento sobre o perfil de cada integrante de sua equipe. Entender como cada pessoa age e reage a intervenções e imposições. Ter essa postura contribuirá para que a liderança seja realizada de forma mais humana e compreensiva, visto que o líder terá mais informações sobre os aspectos psicológicos de cada pessoa.

3- Administrar conflitos internamente
Um dos papeis fundamentais do líder é o de proteger seus liderados e dar suporte para que os mesmos trabalhem de forma leve e agradável. No dia-a-dia de uma empresa e natural que exista conflitos entre as pessoas. Para tanto, um bom líder deve ter a sensibilidade de administrar cada problema conforme o perfil dos envolvidos. Nunca devemos padronizar a gestão de pessoas, pois cada situação exige uma visão diferente. A regra de ouro desse quesito é simples, proteger os liderados de situações desconcertantes e constrangedoras. Manter discrição e sigilo nas relações pessoais e profissionais da equipe faz de um líder um companheiro, um porto seguro a todos dentro da empresa. Exemplos práticos: 
a) Evitar comentários negativos referentes à equipe
b) Manter discrição e sigilo no que se refere às dificuldades e limitações de cada membro da equipe
c) O líder não é ouvinte e muito menos locutor da rádio peão. Fuja de conversas de corredor.

4- Saber quando e como delegar funções corretamente
A ansiedade excessiva pelo resultado faz com que os líderes muitas vezes centralizem as ações. O acúmulo de funções gera estresse e frustação. Trabalha-se em equipe por um motivo básico, cada pessoa é detentora de uma habilidade distinta, diante disso, se ganha em estímulo o líder que explora os pontos fortes de cada integrante da equipe. Delegue funções às pessoas com perfil para a realização de cada tarefa e não se esqueça de supervisionar sempre.

5- Capacidade de planejamento
Para cada 10 minutos de planejamento economiza-se 1 hora de execução. O briefing (coleta de informações) é um momento estratégico que exige toda a atenção e visão das lideranças. Envolva a equipe nesse momento, explore a capacidade, a inteligência e as opiniões de cada integrante do time. Coloque em prática a estratégia do brainstorm (chuva de ideias). Estimule o pensamento estratégico e a interação no projeto. Dessa forma o líder terá elementos para uma operação de resultados com pessoas mais comprometidas. 

6- Comunicação Eficaz
Para se obter excelência em qualquer atividade de liderança é necessário uma comunicação assertiva.( falar de forma branda e na hora certa) Saber se expressar o que se pensa, por incrível que pareça é um desafio de muitos lideres nos dias de hoje. Algumas pessoas detêm bastante conhecimento, mas se perdem ao comunica-lo ao mundo. O líder deve ter em mente que sua capacidade de comunicar determina seu sucesso ou fracasso diante de uma equipe. 

7- Agilidade e ação – reuniões resolutivas
Reunião...reunião...reunião...obviamente elas são fundamentais, porém, devem ser resolutivas e com o único intuito de planejar ações. Mesmo as reuniões corretivas, devem ser estratégicas. Abordando os temas de forma coletiva e democrática para que a solução venha a tona. Os clientes não esperam, a equipe deve sempre buscar em menor tempo possível solucionar problemas. Para tanto, necessário é uma boa dose de agilidade. Ao líder cabe orientações pontuais a fim de tornar os processos mais rápidos.

8- Apoio e proteção à equipe
Meu grupo, minhas regras. O time deve estar fechado e com as ideias alinhadas. O líder como o comandante das ações deve atentar-se às interferências externas (clientes, diretores e colegas mal intencionados). Ofereça proteção ao seu liderado, lute pelo seu direito e ofereça apoio em qualquer situação. Ganhe a confiança de sua equipe, atuando como um facilitador de seu trabalho. Demonstre afeto e segurança a todos e será sempre respeitado e bem visto na empresa.

9- Liderar é administrar pressão
Todo trabalho tem seu nível de pressão e estresse. A função do líder no decorrer do dia é tornar o clima mais agradável na empresa. A obrigação de entregar no prazo, a cobrança pelo atendimento de qualidade e o convívio entre as pessoas de um mesmo setor são fatores desencadeantes de conflitos e sentimentos negativos. Seja um líder positivista! Encare os problemas como desafios e procure o tempo todo compartilhar as dificuldades para que as pessoas se sintam confortadas.

10- Saia da operação – amplie seu campo de percepção
Já dizia o ditado que quem tá dentro do problema não consegue enxergar a solução. Correto! Por isso o líder deve sempre ter uma atitude gerencial e não operacional. Obviamente, arregaçar as mangas e contribuir, auxiliando em alguns momentos o trabalho pesado dos liderados é importante, porém, não ocupe todo o seu tempo nessa função. Amplie seu campo de percepção! Seu papel é informar e facilitar.

11- Motive a sua equipe 
Para que o líder consiga motivar seu pessoal, é necessário conhecer profundamente cada integrante da sua equipe. Como já descrevi, é fundamental conhecer o perfil do liderado. O entusiasmo é uma atitude contagiante, portanto, faça a diferença. Para se ter uma equipe comprometida, seja comprometido. Para se ter uma equipe motivada, seja motivado. Demostre prazer pelo trabalho, paixão pela empresa, leve palavras de incentivo aos seus liderados a todo o momento. Mesmo diante de tempestades, os lideres ainda precisam emanar esperança. Deixe claro que você acredita na capacidade de cada um na equipe. Faça reunião para discutir sentimentos e sonhos. Alinhe os objetivos das pessoas aos da empresa.

12- Ouvir, sempre!
Nunca faça nenhuma intervenção no trabalho de algum integrante de sua equipe sem antes ouvi-lo. Lembre-se será ele quem executará, portanto é fundamental que ele participe do planejamento. Ao resolver conflitos e problemas operacionais proceda da mesma forma, ou seja, ouça primeiro seu liderado e depois todas as outras pessoas envolvidas no problema. Isso é proteger a equipe, é demonstrar confiança ao seu time. 

13- Reconhecimento e valorização
Nenhum trabalho dever chegar ao fim sem a devida comemoração pelo resultado alcançado. Promova situações de reconhecimento ao esforço. O bom líder sabe o poder das palmas a um funcionário que da uma boa ideia. Um café da tarde especial para uma equipe que cumpriu o prazo do cliente. Comemore! Crie uma cultura de valorização em sua equipe.

André Tomé
Consultor Evarejo

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