Inventário Rotativo porque?

Um bom inventario pode trazer uma série de benefícios para sua loja e entre eles está a maior pressão que o governo está executando em cima dos varejistas para conhecimento do seu estoque.

Não por acaso isso também gera oportunidade de reduzir expressivamente suas rupturas e conhecer melhor suas perdas.

Assim sempre em treinamento discutimos qual a melhor forma de executar um inventario e quais os processos que devemos adotar?

O processo consiste na contagem de mercadorias de toda loja, o que normalmente é escolhido pelo lojista para os finais de semana ou mesmo dia de menores vendas, pois este dia a loja estará pronta para o inventario e não para as suas respectivas vendas. (processo já apresentado no nosso blog)
http://gerentedeloja.blogspot.com.br/2013/01/procedimento-para-fazer-o-inventario-do.html

Depois de bastante debate, resolvemos assim adotar com alguns varejistas o processo mais adequado para se ter resultado nas lojas o “inventario rotativo”, o qual estão sendo aprovado por várias redes de supermercado no Brasil.

O inventario rotativo, diferente do inventario que executamos algumas datas especificas, tem sua particularidade a periodicidade menor e com segregação da loja em várias partes, ganhando assim mais produtividade e mais eficiência para o comercial e para os gestores de lojas. Ao permitir ajustes no estoque, o inventário ajuda o comercial a calibrar bem as compras, a negociar as trocas com fornecedores e a identificar produtos encalhados que podem ser cortados do mix ou mais bem trabalhados no PDV.

Já para a gestão da empresa com o inventário se torna possível lançar e compreender valores de perdas contábeis com mais confiança, o que favorece no pagamento do imposto de renda previsto pelos tributos da empresa que se encontra no lucro real.

Como se deve fazer?

Todos os dias, uma seção deve ser alvo de inventario. Obedecendo é claro alguns critérios como a curva ABC de sua loja alimentamos o máximo possível de SKU´s que sua equipe comporta contar.

A curva A tem seu inventario diário e tem que ter fechamento semanal, já as outras curvas como B com aproximadamente 30 dias e a curva C a cada 60 dias. Mas não podemos esquecer que os Produtos de Alto Risco (PAR) devem ser mais criterioso pois podem ser alvo de clientes externos e internos de nossas lojas.

O inventario rotativo, pode ser realizado após o fechamento da loja ou antes da abertura, por uma equipe especializada da loja e que é denominada como prevenção de perdas da empresa. Particularmente adoramos este processo, antes da abertura da loja, pois é o momento em que estamos mais descansados e confortavelmente melhor para a pratica de inventario de uma loja.

Outro critério é a organização e layoutzação da loja que deve ser padronizada afim que nada fuja da contagem da categoria. Ou seja, o segredo de um inventario é sua organização, pois este dá maior credibilidade aos dados e a equipe que está gerindo o projeto de combate as perdas da empresa.

Assim que identificamos os erros e possíveis divergências de números (Fisico e Sistema) o profissional de perda apura os motivos e relata em Boletim de Ocorrência aos diretores e gestores de lojas para que definam quais as ações devem ser tomadas evitando a repetição deste erro; então eles são responsáveis pela organização das informações no sistema conforme os dados da contagem física.

Como em muitos lugares nós adotamos a equipe do próprio supermercado, achamos por bem não executarmos esta ação na época festiva do natal. E também estes números ficam relativamente atrelados aos resultado de sua equipe, se um setor o índice apresenta melhor desempenho ele é brindando com uma premiação que agrega ao seu salário e consequentemente aos seus benefícios. E em dezembro, as lojas já possuem bastante trabalho em vendas é um mês que adotamos investimento em estoque.

Como acostumamos sempre informar nossos clientes: não existe milagre e sim “catequese” da equipe. Para isso este projeto tem a demora de um ano de retorno para sua loja (estoque físico x estoque do sistema) que começam com 20% de itens com diferenças, costumam cair para a faixa de 7% a 5% e que dá assim uma maior credibilidade para os números do sistema.

 A busca chave deste inventario não é somente o combate a ruptura mas conforme já informei a busca incessante pelo menor número de valor de perdas no mercado. Se você não realiza inventario consequentemente não consegue destinar um objetivo de perdas para sua loja ou empresa.

Se você já executa o inventario, proponho buscar números expressivos no mercado para nortear sua equipe:
  • FLV considere 5% como número aceitáveis
  • Açougue leve em consideração apenas 4%
  • Laticínios e padaria tem aceite de 1,5%
  • E o restante da loja apenas 0,5%

Se não executa o inventario, proponho  que entenda o tópico abaixo:

"O BLOCO H destina-se a informar o inventário físico do estabelecimento ao FISCO. Deve ser preenchido obrigatoriamente pelo contribuinte por ocasião da realização do inventário, que ocorre, pelo menos, uma vez por ano.
Com a obrigatoriedade de entrega da EFD ICMS/IPI essa informação se tornou obrigatória 2 vezes referente ao mesmo ano calendário, ou seja, no ultimo dia útil que antecede o mês da obrigatoriedade da declaração e ao ultimo dia do ano calendário.
 Exemplo:
Inicio da obrigatoriedade da empresa em entregar a EFD ICMS/IPI a partir da Competência OUTUBRO de 2012 - informar estoque até 30/09/2012
E na entrega da competência FEVEREIRO/2013 deverá ser informado o estoque referente a DEZEMBRO/2012, ou seja neste exemplo a empresa deverá informar o INVENTÁRIO duas vezes referente ao mesmo ano calendário.
RETIFICAÇÃO
As empresas que tiveram o início de sua Obrigatoriedade de entregar EFD ICMS/IPI a partir da competência OUTUBRO/2012 e não informaram ou precisa retificar o valor de seu estoque:
até 30/09/2012 na declaração de OUTUBRO/2012 -deverão retificar sua declaração até o prazo máximo de 30/04/2013 (prazo legislação).
até 31/12/2012 na declaração de FEVEREIRO/2013 - deverão retificar sua declaração até o prazo máximo de 31/05/2013 (prazo legislação)."

Ederson Varejo
@edersonvarejo


0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms