Alta rotatividade... sintoma de seleção mal feita!



O alto índice de rotatividade no setor supermercadista não deve ser atribuído ao baixo nível de profissionalismo das pessoas, não deve ser atribuído à inexperiência e tão pouco à falta de vontade e de comprometimento desses colaboradores. Vou direto ao assunto: Estamos demitindo gente que não deveria ter sido contratada! Isso mesmo! Estamos perdendo tempo solucionando problemas que nós mesmos estamos criando.

Em minhas consultorias em RH pelos supermercados do estado, me deparo o tempo todo com as dificuldades de recrutamento e seleção. Enquanto não implantarmos um departamento de recursos humanos com caráter estratégico em nossas empresas, os processos não acontecerão de forma padronizada, e como sabemos qualquer setor sem processo definido está fadado ao fracasso.

Percebo que a grande maioria dos supermercados inicia um processo de seleção quando estão necessitando de preencher a vaga. Veja bem, enquanto você estiver selecionando pela necessidade e sob pressão, as chances de contratar errado aumentam e muito. O processo correto de seleção inicia-se pela rotina de entrevistas que devem ser feitas semanalmente dentro de sua empresa. Crie um banco de candidatos aprovados para cada cargo existente em sua loja. Profissionalize suas contratações, estabelecendo uma descrição e análise de cargos, ou seja, sabemos que cada função exige um tipo psicológico diferente para ser exercida, e isso deve ser levado em consideração no momento da contratação.


As pessoas produzem mais onde elas se sentem felizes. Disponibilize um ambiente agradável, digno aos seus colaboradores. Contratar certo exige tempo, consulte fontes pessoais, últimos empregos, consulte a escola, a faculdade. Enfim, você está contratando uma pessoa para jogar no seu time, então saiba tudo sobre ela. Certifique-se de que os sonhos dessa pessoa (principalmente a curto e médio prazo) estão alinhados com a missão da empresa. Proporcione um trabalho que faça sentido na vida desse candidato. Dessa forma a retenção de talentos será mais eficaz.

André Tomé

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms