Confiança é a chave do relacionamento e vendas

Ao longo dos tempos, os administradores de supermercados vem tentando encontrar a maneira ideal e rentável de gerir as empresas. O mercado definiu  parâmetros e índices de avaliação de desempenho dos supermercados como referencia para o segmento. Quando chego em uma empresa para começar uma nova consultoria a pergunta do empresário sempre é:

Qual o melhor valor de produtividade por funcionário?
Sempre respondo como outra pergunta:
Sua empresa vende produtos ou serviços?

A resposta a esta pergunta interfere diretamente na resposta ao empresário. Empresas que focam seus resultados somente em índices pré-definidos pelo mercado de forma isolada e independente, interpretam valores insuficientes para elaboração de uma estratégia eficiente. Estes valores são importantes quando avaliados juntos, pois sinalizam uma tendência de comportamento e preferencia de compra do cliente.
A empresa deve elaborar uma estratégia para conhecer as necessidades de seus clientes e desenvolver um relacionamento direto com os mesmos criando uma relação que vai muito além da troca de produtos ou serviços.

A tempos as mudanças na forma de se relacionar vem se alterando. Antes as empresas eram orientadas a produção. Produtos seriam vendidos independente da características do produtos ou das necessidades dos clientes, ou seja, as empresas empurravam os produtos para os clientes (infelizmente ainda temos algumas empresas que acreditam nisso).

Hoje, os consumidores tem com gostos e opiniões mais seletivas. O trabalho de conquista de novos clientes fica mais difícil e oneroso (uma vez que estes só estão substituindo os que estão saindo). Neste caso, as estratégias de retenção dos clientes são mais eficazes que conquistar novos.

Treinar e capacitar a equipe de colaboradores é o investimento que forma a cultura organizacional, política de valores, mais barato e mais duradoura na empresa.

“A loja vende porque eu conheço o meu freguês!” – disse um cliente de nossa empresa (EVAREJO). Esta simples fala representa um tempo nostálgico que ainda é aplicável e defendida nos dias de hoje. Mas o que está escondido por trás desta frase que está cada dia mais raro: a confiança.

A palavra chave do relacionamento é a confiança, pois a relação só se perpetua entre os personagens caso haja entre eles a confiança e valores semelhantes. Por isso, faço um convite aos leitores, tentar responder as seguintes perguntas:

O seu cliente e funcionários confiam em sua empresa?
A sua empresa confia em seus clientes e funcionários?

O bom relacionamento começa a ser foco das empresas com o intuito de manter a lealdade de seus clientes.
E você, já pensou em manter a lealdade de seus clientes?
Pense nisso e boas vendas!

AlexNunes

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