DEZ atitudes que uma pessoa de sucesso NUNCA tem

Quando você passa décadas trabalhando com executivos e líderes de negócio, não há como não observar quais as atitudes que funcionam e quais não funcionam em longo prazo. O que tenho notado é que não são características natas nem hábitos pessoais que determinam se você será bem-sucedido ou não. É o seu comportamento, segundo um artigo publicado na revista Entrepreneur.

O que você entende por “comportamento”? É como reage sob estresse por longos períodos; se cumpre seus compromissos ou não. Como interage com os outros. Suas atitudes em relação aos seus clientes. Como está disposto a trabalhar para conseguir o melhor resultado possível. Se é focado e disciplinado ou disperso e distraído. Esse tipo de coisa.

Agora, é preciso admitir que há fundadores e CEOs com comportamentos inadequados que se deram bem por um tempo. Mas, cedo ou tarde – geralmente quando a pressão corre solta e os negócios não vão tão bem –, eles apresentam atitudes autodestrutivas que funcionam como um tiro no pé. Infelizmente, levam junto para o abismo o negócio que estão tocando.

Se você quer conquistar resultados grandiosos no longo prazo, então deve dar uma boa e dura olhada no espelho e admitir se costuma ter alguns dos comportamentos listados a seguir, que podem limitar a sua carreira: 

1. Ingenuidade. Com certeza, todos começam a trabalhar em uma área abertos e crédulos diante do que nos dizem. Mas quanto mais cedo você se converter em alguém precavido e cético, maiores são suas chances de chegar ao topo. A razão é simples: os idiotas e os tolos não vencem. Aprenda a questionar tudo o que lê e escuta e sempre leve em consideração a fonte da informação.

2. Pânico. Situações de alta pressão são comuns no mundo corporativo. As coisas nem sempre saem de acordo com o plano e, algumas vezes, saem terrivelmente contrárias a ele. Se você não consegue superar a adrenalina e manter a calma durante as crises, terá um grande entrave para sua carreira.

3. Fanatismo. A paixão é um grande condutor do sucesso. Porém, quando cruza a linha e se torna fanático além da conta, esse comportamento depõe contra você. Eu vi isso acontecer repetidas vezes. Isso leva a uma percepção distorcida da realidade, raciocínio falho e decisões ruins.

4. Preguiça. As pessoas movidas por grandes objetivos também sabem uma verdade fundamental: isso exige um trabalho árduo e duradouro. É por isso que elas são focadas e disciplinadas. A maioria das pessoas é preguiçosa. Esse é o motivo pelo qual não fazem grandes conquistas. Simples assim.

5.  Fixação pela ascensão rápida. Steve Jobs falou: “Metade do que separa empreendedores bem-sucedidos dos que não são é a pura perserverança”. Se você não é apaixonado pelo que faz, não a terá perseverança na medida necessária. Hoje em dia, muita gente espera ganhar gratificações instantâneas. Mas não há atalho.

6. Reatividade. Sejam quais forem as sensações que você tem dificuldade para lidar – ciúmes, vergonha, inferioridade – transferi-las para as pessoas ao seu redor e agir com raiva não fará apenas mal a você e os outros. Vai também acabar com a sua carreira.

7. Egoísmo. Se você age como se o mundo girasse ao seu redor, é melhor que tenha talento para isso. Mesmo porque, ser muito egocêntrico vai diminuir sua eficácia. O negócio não é sobre você; mas sobre o negócio. Sobre a experiência que os consumidores têm com os produtos. Lembre quem serve quem nessa relação.

8. Viver no passado ou no futuro. Certamente, você pode aprender com o passado, mas ficar pensando sobre ela é autodestrutivo. Da mesma forma, planejar e sonhar com o futuro, sem focar suas ações no presente, nunca vão fazer você chegar onde almeja.

9. Pouco caso. Você escuta muito frases como “qualquer coisa está bom”, “está tudo ótimo” ou “não se preocupe”, mas raramente você as escuta de pessoas altamente comprometidas. Elas podem ter um monte de características, mas a apatia não é uma delas.

10. Sensibilidade excessiva. Se você é tão delicado que qualquer crítica o deixa louco e ofendido, você precisa entender o que é o real mundo dos negócios. Há uma boa razão para que os líderes geralmente tenham bom humor e humildade. É uma espécie de requisito. Não se leve a sério demais.

Um tópico final. Se algum desses itens ofende você a ponto de querer escrever um comentário irado, você tem, ao menos, dois ou três comportamentos para trabalhar. Olhe pelo lado positivo. Pelo menos, não está indiferente a eles.

fonte:epoca negocios

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