A evolução dos novos consumidores

A evolução dos novos consumidores (omniconsumidores-cidadãos) é um dos mais relevantes elementos no processo acelerado de evolução do nosso país quando se fala de tecnologia e sociedade.
Quem trabalha em varejo já deve ter ouvido ou vai ouvir falar muito do novo conceito Omni-Channel. Essa foi uma das grandes tendências apresentadas neste ano na convenção da APAS ( Maior feira de supermercados da America Latina).

Mas o que seria isso? 
Não há mais diferenças entre loja física ou virtual. O cliente conhece o produto na loja, compra pela internet, e vice-versa. O consumidor de hoje é multicanal e cross canal, ou seja, compra em diversos canais no momento que for mais conveniente e pratico para ele e pode cruzar compras em ambientes físicos e virtuais. Entram nessa história as próprias lojas físicas, venda porta a porta, e-ecommerce, mobile Commerce, tv commerce, social commerce, ou seja, não existe somente um canal de compras agora.

É só observarmos os baixos índices de confiança do consumidor ocorridos no primeiro trimestre janeiro-março mostrando apenas a força do nível de relacionamento digital que os sentimentos coletivos compartilharam de forma a parar o país inteiro.

Se assim conseguiu generalizar um comportamento coletivo de descrença, desilusão e frustração convertendo em um baixo índice de confiança do consumidor e impactos ao consumo do varejo, imagine esta força a favor do varejo. 

Segundo estudo recém publicado pela Fundação Getúlio Vargas, e mencionado pelo Marcos Gouvea em sua palestra na convenção 2015 da APAS, existem, no Brasil, mais de 306 milhões de equipamentos conectados à internet, dos quais 154 milhões seriam telefones inteligentes, o que colocaria o Brasil como o sexto maior mercado mundial. 

E que de janeiro a fevereiro, em apenas dois meses deste ano, esses celulares que conectam a internet  representaram 95% dos aparelhos vendidos no País, somando um total 8,5 milhões de aparelhos que ajudam os clientes a se conectarem ao varejo nacional.

Neste processo evolutivo recente, os supermercadistas, especialmente aqueles que visualizam oportunidades futuras, precisa ampliar suas ofertas e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, tocados pelo fato de que esses demandam sempre mais por menos e possuem acesso a mais elementos que os permitam a analisar e comparar  todos os pontos de vendas , realizando assim em tempo real critica e informações sobre sua compra os caracterizando como a nova tendência do varejo os Omniera.

Ederson Varejo
Coach Varejo

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